O Concurso do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), que oferece 356 vagas, teve algumas retificações importantes publicadas no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) nesta segunda-feira (6/10). As mudanças, que atendem à Decisão nº 3706/2025 do Tribunal de Contas do DF (TCDF), envolvem principalmente a comprovação de requisitos, etapas do concurso e nota na prova escrita.
Entre as alterações, destaca-se a mudança no limite de idade para os candidatos ao Curso de Formação de Oficiais Bombeiros Militares (CFOBM). Agora, os candidatos ao cargo de combatente devem ter, no máximo, 28 anos de idade até a véspera do 29º aniversário na data da inscrição. A exceção, no entanto, se aplica aos candidatos que já sejam bombeiros militares do CBMDF no momento da inscrição.
Outras mudanças incluem:
Exclusão dos procedimentos de Avaliação Biopsicossocial e Heteroidentificação da lista de etapas do concurso, uma vez que são considerados procedimentos e não etapas.
Inclusão de um subitem estabelecendo que os candidatos aprovados além do número de vagas previstas serão incluídos no cadastro de reserva.
Retificação na nomenclatura de provas objetivas e discursivas, com ajustes nos termos usados em diversos subitens do edital.
Além disso, a retificação trouxe mudanças no acúmulo de cargos: candidatos civis não podem possuir vínculo empregatício na data do ingresso no curso de formação, salvo em casos específicos de acúmulo com cargos de professor, conforme decisão do TCDF.
Vagas e Remuneração
O concurso oferece 356 vagas para diversos cargos, como soldado, músico, técnico em enfermagem, condutor, oficial de saúde, oficial complementar e oficial combatente, com salários que podem chegar a R$ 15.287,06.
As inscrições estão abertas até o dia 13 de outubro e as provas estão agendadas para o final de novembro. Os candidatos devem ficar atentos às alterações no edital e garantir que atendem a todos os requisitos antes de se inscrever.
fonte:metropoles