A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) exonerou um servidor público lotado em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal, que foi preso por manipular e inserir informações falsas com o objetivo de acobertar movimentações fictícias de bovinos, desviando cerca de R$ 100 mil.
A Polícia Civil de Goiás (PCGO) foi acionada pela própria Agrodefesa, que, por meio de uma auditoria interna, detectou indícios de irregularidades no uso de senhas e fraudes relacionadas ao cadastro de animais e vacinas no Sistema de Defesa Agropecuária do Estado de Goiás (Sidago).
A movimentação financeira irregular ocorreu em menos de um mês, envolvendo o servidor e um corretor de gado investigado por fraudes na emissão de Guias de Trânsito Animal (GTAs), preso na segunda fase da Operação Paper Ox, realizada em julho deste ano.
No âmbito da Operação Rastreio Falso, deflagrada na terça-feira (14/10), foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária em Luziânia, além de buscas, apreensões, bloqueios financeiros e sequestro de bens. Detalhes das diligências seguem em sigilo para preservar as investigações.
A Agrodefesa informou que o sistema Sidago não foi invadido ou violado, permanecendo seguro e auditado para prevenir fraudes. A agência alertou que produtores rurais não devem compartilhar suas senhas, pois elas são essenciais para a segurança das informações.
A agência também afirmou que acompanha e colabora com as investigações da PCGO e que espera que os responsáveis sejam identificados e punidos.
A Operação Rastreio Falso é a terceira ação em um ano promovida pela Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Rurais (DERCR) para combater fraudes envolvendo GTAs e notas fiscais falsas em Goiás. Em abril de 2024 foi a Operação Paper Ox; em julho de 2025, a Paper Ox II; e agora essa nova ofensiva reforça o compromisso da Polícia Civil no combate a fraudes no setor rural.
A identidade dos presos não foi divulgada pela Polícia Civil até o momento. O funcionário público foi exonerado antes do início das investigações.
fonte:Metropoles