27.9 C
Distrito Federal

“Vai de Graça” eleva vendas e turismo com 20 milhões de viagens gratuitas no DF

Gratuidade no transporte aos domingos e feriados aumenta circulação, movimenta o comércio e já impacta até no IPCA da capital

Mais Lidas

O programa “Vai de Graça”, criado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) em março de 2024, tem gerado efeitos positivos expressivos na mobilidade, no comércio e na economia local. De acordo com pesquisa da Fecomércio-DF, 96% dos lojistas notaram aumento no movimento aos domingos e feriados, e mais de 61% da população afirma que a gratuidade a incentiva a sair para compras e lazer.

A medida já gerou mais de 20,4 milhões de viagens gratuitas, elevando a média de 270 mil acessos aos domingos para 460 mil passageiros por dia. Eventos especiais, como o Carnaval e a Semana Santa, impulsionaram recordes, como o dia 17/4, que registrou 1,25 milhão de acessos em um único dia.

Além do impacto no comércio — onde 51,2% dos lojistas apontaram aumento de até 10% nas vendas e 27,2% tiveram entre 10% e 20% de crescimento —, o programa também provocou reflexos diretos na arrecadação do DF. Dados da Secretaria de Economia mostram alta de 5,8% na arrecadação de ICMS varejista, com crescimento também no número e valor das notas fiscais emitidas.

O sucesso da iniciativa também influenciou o IPCA: em maio, o grupo “Transportes” caiu 0,52%, puxado pela redução de 17,2% nas tarifas de ônibus urbano, atribuída diretamente à política de gratuidade.

O governador Ibaneis Rocha celebrou os resultados:

“O Vai de Graça é um sucesso. Ele proporciona lazer e fé para as famílias, movimenta a economia e garante inclusão social.”

Já o presidente da Fecomércio, José Aparecido Freire, destacou que a gratuidade estimula o turismo interno e amplia o acesso à cultura, lazer e consumo.

A maior parte dos beneficiados usa ônibus (50%), metrô (23%) ou ambos (27%), e o público predominante está entre 18 e 44 anos. Entre as regiões mais beneficiadas estão Samambaia, Taguatinga e Águas Claras.

Fonte:

Agência Brasília / Metrópoles

Nos siga no Google Notícias

Comentários

Veja também

Últimas Notícias