Uma ação da Vigilância Sanitária do Distrito Federal apreendeu, nesta quinta-feira (16/10), cerca de 8 mil litros de bebidas irregulares em uma distribuidora localizada em Planaltina. A operação contou com o apoio da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF).
Durante a fiscalização, os agentes identificaram diversas irregularidades, incluindo bebidas sem qualquer informação sobre o produtor, número de registro e lote de fabricação — fatores essenciais para garantir a segurança e a rastreabilidade dos produtos.
De acordo com a Secretaria de Saúde (SES-DF), essa foi a maior apreensão feita desde o início da intensificação das ações de fiscalização voltadas a bebidas irregulares, iniciadas no começo de outubro. As operações se intensificaram especialmente após o surgimento de casos suspeitos de intoxicação por metanol na capital federal.
Descarte dos produtos
Nesta sexta-feira (17/10), mais de 23 mil litros de bebidas irregulares apreendidas serão descartadas corretamente no aterro sanitário do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), localizado em Samambaia. Os produtos são resultado de diversas ações de fiscalização realizadas ao longo do ano.
Ainda segundo a SES-DF, somente nas operações mais recentes, cerca de 10 mil litros de bebidas irregulares foram retirados de circulação no DF.
Alerta à população
A Secretaria reforçou os principais sinais de alerta para identificar bebidas possivelmente adulteradas ou falsificadas. Entre eles estão:
Ausência de procedência clara
Preços muito abaixo do valor de mercado
Lacres violados ou ausentes
Rótulos mal colocados, com erros ortográficos ou impressão de baixa qualidade
Líquido turvo ou com partículas em suspensão
Casos suspeitos devem ser denunciados pela população por meio da plataforma Participa-DF ou pelo telefone 162.
fonte:Metropoles