22.6 C
Distrito Federal

Zoológico abre espaço dos suricatos para visitação

Mais Lidas

Pequenos, ágeis, cheios de expressões curiosas e com a postura sempre ereta, os suricatos parecem saídos de um filme de animação. Em fase de adaptação no Zoológico de Brasília desde a chegada no mês passado, um casal desses animais africanos já pode ser visitado pelo público. Os dois novos moradores vieram diretamente do Animália Park, em São Paulo, para fortalecer os projetos de conservação e educação ambiental da instituição. E os visitantes vão se divertir muito. 

Característica desses mamíferos, o olhar curioso também é a primeira reação do público quando os vê de perto. “O suricato é tão fofinho que dá vontade de abraçar”, descreveu o pequeno Bernardo José Cunha, 5, assim que pousou os olhos no casalzinho pela primeira vez.

Sucesso absoluto entre as crianças, os animais também encantam os adultos. Acompanhada pela família, a jornalista Isabela Corrêa, 34, já relembra a semelhança dos animais com os que aparecem na animação O Rei Leão, da Disney. “É muito legal, ainda mais para a gente que viveu a infância assistindo ao desenho; é muito bacana poder ver ao vivo – inclusive, quando meu filho vê, ele já fala: ‘olha o Timão’! “, relatou. “É uma oportunidade única de eles poderem ver pessoalmente coisas que só veem na TV, nos desenhos ou nos livros”.

Adaptação

É a primeira vez que o Zoológico do DF recebe um casal de suricatos, que encantam o público com seu comportamento peculiar e social. Informações detalhadas sobre esses animais podem ser encontradas nas novas placas que, espalhadas pelos diversos recintos do zoo, têm acessibilidade em Braille e abordam aspectos de cada espécie habitante local.

Ainda em fase de adaptação, os suricatos, mais sensíveis a estímulos externos, passam por condicionamento com as equipes do zoo, e já dão sinais de que se sentem confortáveis no novo ambiente. De acordo com o diretor- presidente do Zoológico, Wallison Couto, também houve uma reforma recente nos recintos com o intuito de proporcionar mais espaço e conforto para os novos moradores.

“Eles não se assustam mais, já estão bem mais tranquilos”, avaliou o gestor. “Quando assumimos o zoo, tínhamos em torno de 520 animais; hoje, já estamos com 570. Então, nesses dez meses mais ou menos, a gente conseguiu trazer novos animais e também teve o nascimento de alguns animais nossos. É interessante a gente ter mais espécies no zoo e mostrar esse trabalho de conservação.”

Sobre a espécie

Os suricatos são animais carnívoros e habitam regiões áridas da África. Também comem ovos e alguns legumes, mas a preferência alimentar é a carne. Segundo a gerente de Bem-Estar animal do Zoológico, Camila Rocha, o condicionamento é feito pelas equipes integralmente desde a chegada dos animais. Duas vezes por dia, Camila entrava no recinto para que os suricatos se acostumassem com sua presença e não a vissem como ameaça.

“Nunca tinha trabalhado com suricatos antes, porém já temos resultados maravilhosos com eles”, relatou. “Os dois têm comportamentos completamente diferentes: ele é mais arisco, e ela, mais dócil e mais fácil de condicionar, exatamente pela idade. Eles vieram de um zoológico particular, onde ficavam no recinto extra, e agora estão expostos, então para eles é tudo diferente. A gente precisa respeitar esse processo e esse momento do animal.”

O pequeno casal já escavou boa parte do ambiente, formando túneis, o que é uma das características da espécie. “A gente estimula que eles continuem mostrando o comportamento natural, porque não estamos com o animal somente para exposição; a gente se preocupa principalmente com o bem estar deles”, pontuou Camila. “Fizemos uma ambientação especial em que o recinto foi e ainda está sendo todo pensado neles”.

Enquete

Visitando o Zoológico e conhecendo os novos integrantes, a veterinária Nathália Dela-Sávia, 29, disse ter sentido que o conforto dos suricatos no novo recinto é nítido: “Eu recomendo para todo mundo visitar a novidade. Pequenininhos e fofinhos de ver, eles estão super à vontade ali no ambiente, exibindo o comportamento normal da espécie de um animal que está confortável. São muito bem-tratados aqui no Zoológico de Brasília, e é legal poder perceber isso nas visitas. É muito bacana ter a oportunidade de ver espécies que não são nativas de perto”.

Atualmente, a suricato fêmea, que completa um ano em novembro, sobe na balança sozinha, colaborando com a pesagem realizada para o monitoramento da saúde. Com o condicionamento, essa ação é realizada sem contenções físicas ou químicas. O macho, batizado de Timão, já tem oito anos e ainda é um pouco mais resistente, mas também já entende os comandos. O nome da fêmea será definido por uma enquete aberta ao público nas redes sociais do Zoológico.

“Para a gente foi surpresa ter mais essa novidade no Zoológico”, comentou o comerciante Antônio Leopoldo Caldeira Martins, 62. “São coisas que toda criança tem curiosidade para ver, é mais um motivo para trazer os netos, tirar um pouquinho de casa, ter contato com os bichinhos e a natureza que a gente tem que preservar. E eles são muito bonitinhos.”

O Zoológico de Brasília funciona de terça-feira a domingo e feriados, das 8h30 às 17h, porém a bilheteria vende ingressos das 8h às 16h. O ingresso custa R$ 10 a inteira e R$ 5 a meia (valor também aplicado em dias promocionais para ambos). O pagamento pode ser feito em dinheiro, Pix ou cartão de débito e crédito.

17/08/2024 - Zoológico abre espaço dos suricatos para visitação

Fonte: Agência Brasília

Nos siga no Google Notícias

Comentários

Veja também

Últimas Notícias