19.6 C
Distrito Federal

Rede de cabos submersos levará internet para região norte

Mais Lidas

Ronan Carlos Meira Ramirez
Ronan Carlos Meira Ramirez
Ronan Carlos é jornalista, diretor do 61notícias e apresentador do canal 61podcast no YouTube, com mais de meio milhões de inscritos. Em 1997, estreou na tv como publicitário fazendo várias participações em programas de tv anunciando empresas e marcas com relevância nacional e internacional. Em 2022, lançou o livro sabores da vida uma autobiografia de sua história de vida e superação.

A primeira etapa de cabos submersos para levar internet a cidades da região norte do país está perto de ser finalizada. Nesta sexta-feira, o presidente Jair Bolsonaro e o ministro das Comunicações, Fábio Faria, estiveram no Macapá, capital do Amapá. Por lá, fizeram uma visita técnica para conhecer a implementação da “Infovia 00”, a primeira de oito, para o fornecimento de internet de boa qualidade a populações ribeirinhas e pescadores da região Norte.

A Infovia 00, submersa no rio Amazonas, tem  770 km e vai conectar cinco cidades. Macapá vai ser conectada a Santarém, no Pará. Para isso, o serviço passa pelas cidades paraenses de Alenquer, Almeirim e Monte Alegre. O Ministério das Comunicações estima que 1 milhão de pessoas tenham acesso ao serviço.

Após a visita, o Presidente conversou com apoiadores presentes no local e mencionou que as obras contam com investimentos das operadoras de internet.

A construção dessa primeira infovia teve investimento de R$ 94 milhões, com maior parte dos recursos repassados pelo Ministério das Comunicações. A rede de infraestrutura vai levar conexão de alta velocidade às cidades citadas. As redes metropolitanas da Infovia 00 devem ser entregues até março deste ano. Ao lado do presidente, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, destacou que o acesso à internet de qualidade promove igualdade e liberdade à população.

Como cabo de fibra ótica da Infovia 00 passa por baixo do Rio Amazonas, o Ministério das Comunicações explica que houve uma autorização do IBAMA, que avaliou “possíveis impactos ambientais e autorizou as licenças”.

No total, os cabos de fibra óptica devem levar internet a 58 cidades da região Norte. Com isso, cerca de 10 milhões de pessoas, que vivem em localidades com baixa ou pouca infraestrutura de conectividade, terão acesso aos serviços. O evento de hoje faz parte do PAIS – Programa Amazônia Integrada Sustentável, que integra o programa Norte Conectado.

Fonte: Agência Brasil

Nos siga no Google Notícias

Comentários

Veja também

Últimas Notícias