20.6 C
Distrito Federal

Bolsistas do Pró-Atleta são bronze nas Paralimpíadas

Mais Lidas

Ronan Carlos Meira Ramirez
Ronan Carlos Meira Ramirez
Ronan Carlos é jornalista, diretor do 61notícias e apresentador do canal 61podcast no YouTube, com mais de meio milhões de inscritos. Em 1997, estreou na tv como publicitário fazendo várias participações em programas de tv anunciando empresas e marcas com relevância nacional e internacional. Em 2022, lançou o livro sabores da vida uma autobiografia de sua história de vida e superação.

Com a presença de quatro jogadoras goianas, a seleção brasileira feminina de vôlei sentado conquistou no último final de semana a medalha de bronze nas Paralimpíadas de Tóquio, repetindo a façanha dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016 . O lugar ao pódio veio com a vitória sobre o Canadá, por 3 sets a 1 (25/15, 24/26, 26/24 e 25/14).

Ádria Jesus, Jani Freitas, Pâmela Pereira e Nurya Almeida são apoiadas diretamente pelo Governo de Goiás, por meio do Pró-Atleta, programa de fomento ao esporte de alto rendimento gerido pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, que seleciona 600 desportistas para receberem bolsas mensais, divididos em três categorias (estudantil, estadual e nacional).

Logo depois de subirem ao pódio e pegarem a segunda medalha paralímpica, o tom foi de agradecimento. “O incentivo do programa Pró-Atleta foi fundamental para a gente chegar até aqui e conquistar esta vitória. Conseguimos manter nossa preparação em alto nível durante todo o ciclo paralímpico”, destacou a levantadora Nurya Almeida.

As quatro jogadoras estavam na campanha do bronze de 2016, e para voltarem ao pódio contaram também com o apoio de infraestrutura do Governo de Goiás. Boa parte da preparação das atletas no último ciclo paralímpico foi realizada no Centro de Excelência do Esporte, quando não estavam reunidas com o restante da seleção.

A campanha da seleção brasileira foi de 100% de aproveitamento na primeira fase, com vitórias sobre o Canadá, Japão e Itália. O grande desafio veio na semifinal, quando o time brasileiro enfrentou os Estados Unidos, que venceu a disputa e avançou para a final, em que derrotou a China e levou a medalha de ouro. Sem desanimar, as meninas do Brasil reencontraram o Canadá na disputa de terceiro lugar e fuçaram com o bronze.

Ao todo, o Estado de Goiás teve 14 representantes nas Paralimpíadas de Tóquio. Além das jogadoras do vôlei sentado, mais dois bolsistas do Pró-Atleta estiveram no Japão, participando pela primeira vez de uma edição dos Jogos Paralímpicos. Hélcio Luiz Jaime chegou às quartas de final no tiro com arco, ficando na sexta posição na categoria W1. Já Millena França esteve na disputa individual e por equipes no tênis de mesa.

Fonte: Secretaria de Esporte e Lazer (Seel-GO)

Fonte: Portal Goiás

Nos siga no Google Notícias

Comentários

Veja também

Últimas Notícias