O XI Boletim Panorama da Retomada do Turismo em Goiás, divulgado pelo Observatório da Agência de Turismo do Estado de Goiás (Goiás Turismo), apresenta as principais tendências do setor no período pós-pandemia. Segundo o Boletim, o ano de 2020 foi atípico para o setor, por conta da pandemia, e todos os processos desencadeados a partir da necessidade de mudança de comportamento da sociedade. A recuperação tem sido gradual e lenta e muitas alternativas de manter a economia têm sido propostas e testadas a partir das medidas restritivas, necessárias para a manutenção da saúde da população.
O Observatório informa que o setor do Turismo deve refletir como fica a atividade em 2021 e como se preparar para tantas mudanças, entre elas, passaporte sanitário digital, exigências de testes e regras governamentais e das companhias aéreas que mudam constantemente.
Para ajudar nas tomadas de decisões, o estudo traz algumas tendências:
– uso de máscara deverá ser obrigatório num primeiro momento;
– disponibilização de álcool em gel em aeronaves, hotéis e restaurantes será mantida;
– comprovante de vacinação ou resultado de teste de Covid-19 será obrigatório;
– maior digitalização dos serviços;
– destinos regionais deverão ser os mais buscados pelos turistas;
– os chamados mochilões deverão ser substituídos por roteiros mais curtos; e
– espaços ao ar livre deverão atrair mais público do que locais fechados.
Pesquisa
Além disso, a PhocusWright, realizadora de um dos mais importantes eventos de inovação para o setor de turismo do mundo, e a Sojern, fornecedora de soluções de marketing digital de viagens, fizeram recentemente uma pesquisa com clientes no mundo todo, visando compreender as principais tendências do turismo em 2021. Na lista estão:
– Segurança: os viajantes mais experientes ainda não estão totalmente seguros para programar viagens. Transmitir segurança e confiança nos canais digitais é decisivo para recuperar a demanda;
– Higienização dos ambientes: essa tendência permanece em 2021 e tudo indica que ficará nos próximos anos. Uma vez que adquirimos hábitos de higiene, não voltamos atrás;
– Estratégia digital: o mundo todo está mais digital, usando as redes sociais intensamente. Houve aumento das reservas feitas pelo celular em todas as categorias de viagem;
– Conexão Criativa: a empresa deve entender o que realmente tem valor para cada perfil de cliente. E, a partir daí, lançar campanhas de marketing digital, que criem conexões e gerem segurança aos viajantes;
– Reconexão com os clientes: o turista que planeja uma viagem durante a pandemia tende a buscar destinos e hotéis que já conhece, porque representam menos riscos;
– Promoções e Campanhas Publicitárias: grande parte dos viajantes teve seus orçamentos reduzidos. Os descontos são o principal motivo para reservar diretamente com os fornecedores;
– Flexibilidade: o turista pós-pandemia quer ter a certeza de que poderá cancelar, alterar ou remarcar sua viagem.
O boletim do Observatório da Goiás Turismo é divulgado, a cada 15 dias, com informações atualizadas sobre o cenário em Goiás, no Brasil e no Mundo para nortear a retomada do setor. Para saber mais, acesse os boletins “ Panorama da Retomada do Turismo em Goiás” no link: https://www.goiasturismo.go.gov.br/panorama-da-retomada.html
Fonte: Portal Goiás