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Atendimentos na Ouvidoria crescem quase 80% na Justiça do Trabalho do Piauí

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A Ouvidoria tem se consolidado como um serviço de excelência no Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT22), que atende a trabalhadores e trabalhadoras do Piauí. No primeiro semestre de 2021, o setor recebeu 487 manifestações diretas, com pico de movimentação nos meses de março e maio. Em relação ao mesmo período de 2020, houve aumento de 79,7%. Pessoas que figuram como partes e representantes em processos somam 57,7% das demandas.

A procura também é considerável a partir dos concorrentes em concursos públicos (11,29%) e de outras pessoas (12,11%), para tirar dúvidas diversas. Para o titular da Ouvidoria, desembargador Manuel Edilson Cardoso, as razões desse crescimento estão ligadas ao alto índice de resolução dos pedidos. “Esse grau de resolutividade tem se apresentado altíssimo: 96,7%, ficando sem solução apenas 3,3%, devido a informações insuficientes na elaboração do pedido.”

Embora o prazo legal para respostas seja de até 30 dias, a Ouvidoria do TRT22 tem solucionado os pedidos com agilidade. O tempo médio real entre o recebimento da solicitação e da prestação do serviço tem variado entre 2 a 4 dias, apenas. Esses números são refletidos na pesquisa de satisfação, que, em 2021, registrou 100% de aprovação no desempenho do setor.

A presidente do TRT22, desembargadora Liana Ferraz de Carvalho, afirma que o objetivo de sua gestão é atingir a excelência em todos os serviços prestados à sociedade. “Nossa administração está alicerçada numa política de diálogo constante com o jurisdicionado.”

Em julho, uma pessoa demandou apoio sobre o andamento de um processo na 4ª Vara do Trabalho de Teresina (PI). Ela alegou que estava ocorrendo demora em cumprimento de ofício do TRT22 enviado à Caixa Econômica Federal para pagamento de créditos trabalhistas. A diretora da Secretaria da 4ª Vara, Leila Maria Alcântara, apresentou resposta imediata, informando que já havia sido expedido o ofício e orientando o demandante a comparecer à instituição financeira, com seus documentos, para receber o dinheiro. “Se ele encontrar qualquer dificuldade, pode telefonar direto do banco para mim, que conversarei com o gerente”, declarou a diretora.

A Ouvidoria exerce o papel de diálogo direto com a sociedade sobre os serviços prestados pelo Tribunal, bem como sobre ações praticadas pelas Varas do Trabalho e por outras unidades. É possível esclarecer dúvidas, fazer reclamações e solicitar providências ou buscar as informações de que precisa. A pessoa pode ainda oferecer denúncias ou fazer elogios.

Os canais eletrônicos de acesso (e-mail e formulário digital) são os mais utilizados, somando 91,79%. As mensagens de e-mail podem ser enviadas para o endereço ouvidoria@trt22.jus.br. O formulário eletrônico também está disponível em tempo integral.

Durante o período da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), além desses dois meios, também é possível conversar com a Ouvidoria pelo telefone: (86) 2106-9516, de segunda a sexta, das 8h às 15h. Em julho, até o dia 30, o telefone da Ouvidoria estará disponível excepcionalmente das 12h às 16h. Quando cessar o período pandêmico, outros canais da Ouvidoria também estarão ativos: carta, urna física e pedido presencial.

Fonte: TRT22

Fonte: Portal CNJ

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