27.6 C
Distrito Federal

Campanha promove aumento de 45% de eleitores menores de 18 anos em SC

Mais Lidas

Ronan Carlos Meira Ramirez
Ronan Carlos Meira Ramirez
Ronan Carlos é jornalista, diretor do 61notícias e apresentador do canal 61podcast no YouTube, com mais de meio milhões de inscritos. Em 1997, estreou na tv como publicitário fazendo várias participações em programas de tv anunciando empresas e marcas com relevância nacional e internacional. Em 2022, lançou o livro sabores da vida uma autobiografia de sua história de vida e superação.

Incentivar os jovens de 16 e 17 anos a fazer o alistamento eleitoral e, assim, engajá-los no processo político. Este é o objetivo da campanha Meu primeiro título #BoraVotar, do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC). Em pouco mais de três meses, foram visitadas oito cidades polos regionais, mobilizando alunas e alunos de instituições de ensino para os quais a inscrição eleitoral e o voto são facultativos.

E os resultados confirmam o sucesso das ações. Nesse período, houve um incremento de 45% no número de eleitores e eleitoras menores de 18 anos inseridos no Cadastro Eleitoral de Santa Catarina, o que corresponde a 7.149 novas inscrições. Além dos eventos promovidos pelo TRE-SC em Florianópolis, Joinville, Blumenau, Chapecó, São Miguel do Oeste, Criciúma, Lages e Itajaí, cartórios eleitorais do estado também realizaram ações em suas Zonas Eleitorais.

O município de Jaraguá do Sul foi o primeiro onde a Justiça Eleitoral marcou presença na Semana Interdisciplinar de Ética e Cidadania da Escola Professor Duarte Magalhães, maior local de votação da cidade. Lá alunas e alunos foram apresentados à campanha e confeccionaram cartazes, folders, jogo on-line de vídeo game e até fizeram a composição de uma música sobre o tema.

Cerca de 20 km dali, o município de Corupá também foi mobilizado pela campanha, envolvendo 180 estudantes da Escola de Educação Básica Teresa Ramos. Segundo Ricardo André dos Santos, chefe do cartório da 87ª Zona Eleitoral, os jovens aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas sobre o processo eleitoral e questionar sobre a veracidade de boatos que circulam na internet.

Incentivo

Considerando o propósito da campanha em estimular jovens a se alistarem como eleitores, o TRE-SC firmou parceria com a Delegacia da Alfândega da Receita Federal de Florianópolis, que fez a doação de 150 aparelhos smartphones para a campanha. O primeiro sorteio foi no dia 8 de dezembro, com a destinação de 50 aparelhos dentre aqueles que realizaram o cadastro eleitoral. Os demais celulares serão distribuídos em ações previstas para os dias 8 de fevereiro e 8 de março.

Fonte: TRE-SC

Fonte: Portal CNJ

Nos siga no Google Notícias

Comentários

Veja também

Últimas Notícias