A Central de Audiências de Custódia do Fórum de Maceió (AL) realizou 1.065 audiências durante o ano de 2021. O setor do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) tem um magistrado ou magistradas diferente escalada para atuar a cada semana e conta atualmente com uma analista, três técnicos e três estagiários.
Chefe de Cartório da Central, a analista Terezinha de Jesus Carvalho conta um pouco sobre o dia a dia do setor. “As prisões ocorrem em diversos horários, e os presos ficam aguardando na Central de Flagrantes. Nossas audiências começam às 9h, após o necessário contato prévio dos defensores e advogados com os custodiados. Incondicionalmente, nós concluímos todos os processos diários e encaminhamos à Distribuição.”
Desde o início da pandemia da Covid-19, as audiências têm sido realizadas de forma virtual. A Central passou por uma reforma, concluída em dezembro passado, e está bem estruturada para retomar as atividades presenciais.
O local agora possui um espaço reservado para o contato das pessoas custodiadas com seus representantes, o que atualmente é feito remotamente. Há também uma sala para atendimento psicossocial. E a sala de audiência foi ampliada, passando a ter capacidade adequada para que estudantes universitários possam acompanhar as sessões, como costuma ser solicitado.
Fonte: TJAL
Fonte: Portal CNJ