A partir de um projeto apresentado pela juíza Eunice Prado, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) vai apoiar o desenvolvimento de pesquisa sobre o perfil das magistradas, abrangendo todos os cinco ramos da Justiça: estadual, federal, trabalhista, eleitoral e militar. Também serão mapeadas, nos 90 tribunais do país, as perspectivas de participação feminina no segundo grau e nos tribunais superiores até 2030.
O acordo de cooperação técnica entre a AMB e a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) para a realização da pesquisa foi publicado no Diário Oficial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de quarta-feira (19/5). Além de Eunice, o time de pesquisadoras é composto por outras 15 magistradas – todas alunas do Mestrado da Enfam -, coordenadas pela professora Priscilla Costa Correa, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2).
“Nós, mestrandas na primeira turma da Enfam, as primeiras juízas do primeiro mestrado profissional de uma escola judicial no mundo, vamos juntas desenvolver essa pesquisa – além da pesquisa individual de cada uma -, produzindo conhecimento científico em prol de um Poder Judiciário com mais igualdade de gênero e participação institucional feminina”, explicou a juíza do TJPE.
Agência CNJ de Notícias
com informações da AMEPE
Fonte: Portal CNJ