27.6 C
Distrito Federal

Novas urnas eletrônicas chegam em Rondônia para Eleições 2022

Mais Lidas

Ronan Carlos Meira Ramirez
Ronan Carlos Meira Ramirez
Ronan Carlos é jornalista, diretor do 61notícias e apresentador do canal 61podcast no YouTube, com mais de meio milhões de inscritos. Em 1997, estreou na tv como publicitário fazendo várias participações em programas de tv anunciando empresas e marcas com relevância nacional e internacional. Em 2022, lançou o livro sabores da vida uma autobiografia de sua história de vida e superação.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) recebeu mil e cinquenta urnas Modelo UE2020 para utilização nas Eleições 2022. Mais modernas, as urnas trazem novos recursos de aparência, acessibilidade e novidades em termos de segurança, transparência e agilidade.

Outras setecentas e cinquenta urnas UE2020 devem chegar em Rondônia, totalizando mil e oitocentas desse modelo. O TRE-RO possui urnas eletrônicas dos modelos 2009, 2010, 2013, 2015 e 2020 disponíveis para uso nas Eleições 2022. O novo modelo UE2020 representa 40% do total de urnas e deve substituir os modelos mais antigos.

Inovações

O modelo UE2020 é menor e o teclado do terminal do eleitor agora fica abaixo do visor do eleitor com as teclas “Branco”, “Corrige” e “Confirma” ao lado direito das teclas numéricas. Para o eleitor, o novo modelo também apresenta teclado com duplo fator de contato, o que permite ao próprio teclado acusar erro, caso haja mau contato ou tecla com curto-circuito intermitente.

Para pessoas com deficiências visuais e auditivas, o equipamento traz avanços em acessibilidade, com aprimoramento na sintetização de voz. Agora também serão falados os nomes de suplentes e vices e será possível cadastrar um nome fonético.  Além disso, será incluída uma apresentação de um intérprete de Libras na tela da urna, para indicar quais cargos estão em votação.

Para os mesários, a nova urna oferece tela totalmente gráfica, sem teclado físico, e superfície sensível ao toque. O processo de carga de dados mais rápido, com a utilização de pen drive, que facilita a logística para os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) na geração de mídias. Outra inovação do novo modelo é no processamento, dezoito vezes mais rápido que no modelo anterior. Por não precisar de recarga, a bateria do tipo Lítio Ferro-Fosfato exige menos custos de conservação e a expectativa é não precise ser substituída em menos de cinco anos.

Fonte: TRE-RO

Fonte: Portal CNJ

Nos siga no Google Notícias

Comentários

Veja também

Últimas Notícias