27.6 C
Distrito Federal

Publicação traz linha do tempo desde a “pré-história” da Justiça do Trabalho

Mais Lidas

Ronan Carlos Meira Ramirez
Ronan Carlos Meira Ramirez
Ronan Carlos é jornalista, diretor do 61notícias e apresentador do canal 61podcast no YouTube, com mais de meio milhões de inscritos. Em 1997, estreou na tv como publicitário fazendo várias participações em programas de tv anunciando empresas e marcas com relevância nacional e internacional. Em 2022, lançou o livro sabores da vida uma autobiografia de sua história de vida e superação.

No dia 1º de maio, a Justiça do Trabalho completou 80 anos de existência. O aniversário da instituição contou com uma série de ações durante o mês em alusão ao tema, como vídeo, podcasts e campanha nas redes sociais. Para encerrar as comemorações, o Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7), com jurisdição no Ceará, lança uma publicação especial com uma linha do tempo que começa lá na pré-história da Justiça do Trabalho e que narra os principais acontecimentos que antecederam o surgimento da instituição.

Acesse a publicação e conheça mais a história da Justiça do Trabalho

A linha do tempo da pré-história da Justiça do Trabalho começa em 1830, quando Dom Pedro I assinou a primeira lei nacional pela qual o Estado interviu nas relações trabalhistas. A sequência segue apontando várias passagens de luta de classes laborais pela busca de direitos trabalhistas, até a instalação oficial da Justiça do Trabalho, em 1941, pelo presidente Getúlio Vargas.

O retrato cronológico finaliza em 1942, narrando o episódio da visita do diretor estadunidense Orson Welles a Fortaleza (CE) para gravar um documentário sobre o histórico feito de quatro pescadores cearenses que haviam navegado de jangada até o Rio de Janeiro para reivindicar direitos trabalhistas ao presidente da República.

A publicação do TRT7 conta com recursos audiovisuais, com links para obras raras, como a música gravada em homenagem à instalação da Justiça do Trabalho, um trecho do filme gravado por Welles no Ceará e uma entrevista em vídeo com um historiador sobre o tema.

Fonte: TRT7

Fonte: Portal CNJ

Nos siga no Google Notícias

Comentários

Veja também

Últimas Notícias