A Justiça do Trabalho brasileira tem investido fortemente em novas tecnologias e o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT14) não é diferente. O órgão se reinventa a cada dia para aprimorar ainda mais o acesso da população de Acre e Rondônia. A prova disso é que na última quinta-feira (23/12), foi confirmado que 100% dos gabinetes dos desembargadores e desembargadoras já operam no modelo digital, com as duas últimas adesões que faltava.
Desde 2012, o TRT14 investe nas plataformas e sistemas digitais com o início da implantação do Processo Judicial eletrônico (PJe), a partir da Vara do Trabalho de Ouro Preto do Oeste (RO) e no 2º grau. Em 2014, foi concluído os 100% na Vara de Guajará-Mirim (RO), contemplando as 32 Varas do Trabalho de Rondônia e Acre.
Em 2020, o Tribunal recebeu o Selo 100% PJe, por ter migrado todos os processos físicos em tramitação nas unidades judiciárias para o sistema eletrônico. E, agora, todos os gabinetes e varas do Tribunal tramitam os processos no Juízo 100% Digital.
A Justiça do Trabalho da 14ª Região conta com a página TRT14 Digital, para orientação ao público sobre o funcionamento do Balcão Virtual, das audiências telepresenciais e de como ajuizar uma ação judicial sem necessidade de um advogado (jus postulandi). Lá, ainda explica o que é o Juízo 100% Digital, o NAAV, as sessões virtuais, mostra a evolução das varas e gabinetes digitais, bem como as inovações trazidas pelo TRT Digital às unidades administrativas.
Fonte: TRT14
Fonte: Portal CNJ