Com a inauguração de 60 leitos no Hospital de Campanha em São Luís, no dia 31 de março, e a expansão feita desde o início do ano em outras unidades, o Governo do Maranhão liberou 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), outrora dedicados exclusivamente para o tratamento da Covid-19, para o retorno de cirurgias ortopédicas.
A reorganização do sistema de saúde aconteceu no dia 6 de maio, no Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO), localizado na antiga Clínica Eldorado.
Segundo o secretário da Saúde, Carlos Lula, a liberação dos leitos aconteceu pela “necessidade de reorganizar a rede estadual de saúde para atender as demandas provenientes voltadas para as outras patologias, obedecendo aos princípios de eficiência e economicidade, universalidade e integralidade garantido no SUS (Sistema Único de Saúde)”.
Ou seja, com a criação de novos leitos exclusivos para Covid-19, não fazia sentido o governo estadual manter reduzidas as cirurgias ortopédicas no HTO.
Além disso, não há o risco de saturação dos leitos para coronavirus na Ilha de São Luís. A ocupação tem caído nas últimas semanas, justamente pelo esforço de abertura de novos leitos desde o começo de 2021.