23.6 C
Distrito Federal

Começa a construção da estrada na Ilha Tauá-Mirim

Mais Lidas

Ronan Carlos Meira Ramirez
Ronan Carlos Meira Ramirez
Ronan Carlos é jornalista, diretor do 61notícias e apresentador do canal 61podcast no YouTube, com mais de meio milhões de inscritos. Em 1997, estreou na tv como publicitário fazendo várias participações em programas de tv anunciando empresas e marcas com relevância nacional e internacional. Em 2022, lançou o livro sabores da vida uma autobiografia de sua história de vida e superação.

Serviços foram iniciados com limpeza e movimentação de terras

Na manhã desta terça-feira (8), o Governo do Estado do Maranhão deu a largada para a construção de uma estrada para ligar as comunidades da Ilha Tauá-Mirim, localizada na zona rural de São Luís, nas proximidades da Estiva e do Coqueiro. Os serviços foram iniciados com a limpeza e movimentação de terra. 

Tauá-Mirim está localizada na zona rural de São Luís, nas proximidades da Estiva e do Coqueiro, e é habitada há cerca de 230 anos. Na Ilha vivem, aproximadamente, 700 famílias distribuídas em cinco comunidades como Portinho, Amapá, Ilha Pequena, Imbaúba e Jacamim. O atual acesso utilizado foi construído pelos próprios moradores.

Com a obra do Governo do Estado, Tauá-Mirim passará a ter uma estrada desde a área em que ancoram os pequenos barcos que fazem o transporte de pessoas e mercadorias, até o povoado Jacamim. Essa área receberá serviços de terraplenagem e pavimentação com Tratamento Superficial Duplo (TSD). Ao todo serão 5 km de extensão por 5m de largura, com construção, ainda, de rampas na área de embarque e desembarque. “Isso irá proporcionar melhores condições de mobilidade para moradores e visitantes”, afirma o presidente da AGEM, Lívio Jonas Mendonça Corrêa. 

A estrada irá potencializar a economia nas comunidades da Ilha que, apesar das atuais dificuldades de locomoção, recebia visitantes nas praias que existem no local. Além disso, haverá maior e melhor escoamento de produtos como mandioca e farinha, que fazem parte da economia do local. 

Para o presidente da Associação de Moradores Ilha Pequena-Jacamim, Teotônio Fernando Bezerra Júnior, a estrada irá garantir, ainda, maior segurança no transporte de moradores, sobretudo estudantes. “Os pais terão maior tranquilidade e a ida para as escolas será mais fácil”, comemorou. 

Comentários

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão

Nos siga no Google Notícias

Comentários

Veja também

Últimas Notícias