27.6 C
Distrito Federal

Governo contabiliza mais de 2,2 mil atendimentos no Sorrir da Ponta do São Francisco

Mais Lidas

Ronan Carlos Meira Ramirez
Ronan Carlos Meira Ramirez
Ronan Carlos é jornalista, diretor do 61notícias e apresentador do canal 61podcast no YouTube, com mais de meio milhões de inscritos. Em 1997, estreou na tv como publicitário fazendo várias participações em programas de tv anunciando empresas e marcas com relevância nacional e internacional. Em 2022, lançou o livro sabores da vida uma autobiografia de sua história de vida e superação.

Dona Maria Coelho Nunes, 74 anos, elogiou o atendimento recebido na unidade (Foto: Márcio Sampaio)

O novo Centro Odontológico Sorrir da Ponta do São Francisco completou, nesta semana, um mês de funcionamento, contabilizando mais de 2,2 mil atendimentos. O equipamento foi entregue pelo governador Flávio Dino no dia 9 de outubro deste ano e integra a rede estadual de saúde, ampliando o acesso da população aos serviços odontológicos, oferecidos de forma gratuita através do Sistema Único de Saúde (SUS). Em visita à unidade, que é a segunda da capital e terceira do Maranhão, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destacou a importância do novo Sorrir para a população.

“Tínhamos a meta de mil atendimentos mensais e ultrapassamos os dois mil atendimentos no primeiro mês de funcionamento da unidade. Isso só demonstra a necessidade do serviço, a necessidade de ampliação da odontologia, muitas vezes a debilidade do serviço municipal que não presta assistência para a região. O Sorrir da Ponta do São Francisco já nesse primeiro mês deixa bem claro que será um sucesso”, afirmou o secretário Carlos Lula. 

Desde o início do funcionamento da unidade, já foram realizados 2.257 atendimentos, destes, 540 foram consultas odontológicas, 1.280 procedimentos clínicos odontológicos, 281 procedimentos de odontopediatria e 156 serviços de apoio diagnóstico e terapêutico. Para o diretor técnico da Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir), Fabrício Saraiva, o primeiro mês de funcionamento da unidade superou as metas.

“Conseguimos ultrapassar aquilo que estava pactuado como meta mensal de atendimento, sinal de que a demanda é grande. Isso mostra que a população tem necessidade e, justamente por isso, seguimos avançando nos serviços. Além disso, os pacientes atendidos na unidade que tem necessidade de um atendimento de maior complexidade são encaminhados para a Unidade Sorrir da Praia Grande”, explica o diretor Fabrício Saraiva.

Uma das pacientes atendidas pela unidade é a dona Maria de Lurdes Alves, 59 anos. Moradora do São Francisco, ela conta que acabou de sair de um atendimento para realizar a limpeza dos dentes, está muito feliz com seu novo sorriso e com a oportunidade de ser atendida perto de casa.

“Aqui ficou mais fácil para todos nós, pois não precisamos mais ficar enfrentando filas. Eu fui duas vezes ao posto de saúde, fiquei das 7h30 da manhã até as 09h30 e não consegui marcar minha consulta. Hoje vim aqui, fiz minha limpeza e estou com um sorriso lindo”, conta a dona de casa.

Dona Maria Coelho Nunes, 74 anos, é moradora do São Francisco há mais de 50 anos e fala sobre os benefícios que a área recebeu com a nova unidade. “Quando eu cheguei aqui, tudo isso era mangue e nós atravessávamos por uma ponte para ter acesso às outras casas, além disso, aqui era um grande lixão. Graças a Deus tivemos o benefício de recebermos aqui em nosso bairro a Clínica Sorrir, uma grande felicidade para a nossa comunidade, especialmente para as nossas crianças que muitas vezes não tem onde fazer uma limpeza nos dentes e acabam tendo uma série de problemas de saúde”, comemora a aposentada Maria Nunes.

A nova Clínica Sorrir, está instalada na Avenida Ferreira Gullar, na Ponta do São Francisco, em São Luís e conta com cinco poltronas odontológicas, divididas entre atendimento odontopediátrico, clínico (adulto) e atendimento especial, destinado a pessoas com deficiência. Também serão ofertados serviços de odontopediatria, clínica geral, procedimentos de dentística (restauração), extração, profilaxia (aplicação de flúor), serviços de radiologia, além de ações educativas.

Comentários

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão

Nos siga no Google Notícias

Comentários

Veja também

Últimas Notícias