O Maranhão recebeu, nesta terça-feira (27), mais uma remessa enviada pelo Ministério da Saúde com 146.180 novas doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 117.080 de CoronaVac e 29.100 da AstraZeneca. Os imunizantes chegam para dar continuidade ao esquema de imunização e enfrentamento à pandemia no estado.
“A distribuição das vacinas que chegam nesta semana, começam a ser enviadas aos municípios a partir de quinta-feira, começando pelos da Grande Ilha. Com essas vacinas, esperamos acelerar ainda mais a imunização contra a doença no nosso estado”, disse o secretário adjunto de Articulação Institucional da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Tiago Fernandes.
Ao chegarem em território maranhense, as vacinas foram encaminhadas para a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos do Maranhão (CEADI-MA), vinculada à SES e responsável pela distribuição dos imunizantes aos municípios. No espaço, elas são novamente contadas, armazenadas na temperatura recomendada e depois preparadas para serem enviadas aos municípios de destino.
Com a nova remessa, o Maranhão chega a 4.827.580 doses de vacinas já recebidas, sendo 1.502.620 doses da CoronaVac, 2.743.350 doses da AstraZeneca, 471.510 doses da Pfizer e 110.100 doses da Janssen.
Na madrugada desta quarta-feira (28) está prevista, ainda, a chegada de mais de 222 mil doses de vacinas AstraZeneca no Maranhão. Ainda no mesmo dia, à tarde, o estado deverá receber mais 67.140 doses de Pfizer.
As vacinas chegam para continuidade da imunização por idade, de acordo com o andamento da vacinação nos municípios. As doses também servirão para a administração da segunda dose nos grupos preconizados pelo Ministério da Saúde.