Viabilizar condições favoráveis de circulação, mobilidade, acessibilidade e trafegabilidade de pessoas e veículos, bem como colaborar para o rápido acesso entre as avenidas Jerônimo de Albuquerque e Daniel de La Touche. Esse é o principal objetivo da construção da Estrada e da Ponte no Vinhais Velho, obras do Governo do Estado, por meio da Agência Executiva Metropolitana (AGEM).
A Estrada do Vinhais Velho possui 624,6 metros de extensão. Este trecho está recebendo pavimentação, além de estarem sendo construídos meios-fios, sarjeta e calçadas com rampas de acessibilidade de 1,20 metros de largura. Também foi realizado serviço de drenagem. De acordo com o presidente da AGEM, Lívio Jonas Mendonça Corrêa, esta ação foi necessária, visto que a área recebe volume elevado de água, por ser um ponto baixo. “O local possuía apenas um ponto de acesso, em piçarra, que alagava em períodos de chuva, o que deixava moradores ilhados”, afirma.
Já a ponte possui extensão de 15 metros, com largura de 12 metros, além de passeio em ambos os lados para garantir acessibilidade de pedestres e veículos. “Lá estamos em fase de fundação e estaqueamento”, revela o presidente da AGEM.
Lívio Corrêa conta que, após concluída, a ponte irá dar mais segurança para quem passa pela via, sobretudo aos moradores. “Antes, era utilizada uma estrutura improvisada de madeira, que permitia a passagem, apenas, de pedestres e bicicletas, ainda assim em péssimas condições”.
Resolução
Para os moradores, há anos habituados com a estrutura precária da via, a obra do Governo do Estado vem atender a uma demanda recorrente. Segundo o chapeiro Renato de Sousa, muitas solicitações foram feitas, sem nenhuma medida para resolver o problema. “Agora estamos felizes por, finalmente, um governo ter percebido nossa necessidade”, destacou.
O prazo previsto para entrega da estrada é o próximo mês de novembro, e da ponte, janeiro de 2022.