O Feirão do Trabalhador, uma ação do Governo do Maranhão, executada pela Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), já percorreu 10 municípios, ofertando serviços gratuitos de cadastro e atualização no Sistema Nacional de Emprego (SINE) e a adesão à Carteira de Trabalho Digital.
Atuando em parceria com outras secretarias e órgãos, como o Instituto de Proteção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) e as Secretarias de Estado da Fazenda (Sefaz) e Segurança Pública (SSP), o Feirão do Trabalhador ofereceu várias atividades ao público, além de disponibilizar, nos municípios, cursos rápidos de qualificação profissional e oficinas da Economia Solidária.
O secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Jowberth Alves, ressaltou que o Feirão do Trabalhador surgiu da necessidade de levar os serviços do Governo do Maranhão para os municípios, tendo em vista que a pandemia da Covid-19 ainda não acabou.
“Totalizamos cerca de 10 mil atendimentos em 10 cidades em que a ação já percorreu. Celebramos, também, as oportunidades criadas com trabalhadores que buscam o SINE e muitos deles acabam saindo com uma carta de encaminhamento para uma entrevista e uma grande possibilidade de colocação no mercado de trabalho”, informou Jowberth Alves, acrescentando que o Feirão do Trabalhador é mais uma medida popular que aproxima os maranhenses das políticas públicas de inclusão defendidas pelo governador Flávio Dino.
Diversos trabalhadores e trabalhadoras que passaram pela ação também obtiveram cartas de encaminhamento para o mercado de trabalho, além da adesão da modalidade digital da Carteira de Trabalho.
Para Brígida Santos, supervisora estadual do SINE, essa é uma iniciativa louvável do Estado, pois leva, para dentro das comunidades, de forma gratuita, todos os serviços necessários para a inserção dos trabalhadores no mercado de trabalho.
“Em mais de 11 edições, atendemos mais de 10 mil trabalhadores, emitindo mais de 200 carteiras de trabalho. Esse é um trabalho do governador Flávio Dino que objetiva levar mais oportunidade e dignidade aos maranhenses, sendo essencial para toda a população”, frisou a supervisora.