Criado em dezembro de 2015 pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), o Programa Mais Renda tem o objetivo de oportunizar a inclusão produtiva de famílias em situação de vulnerabilidade social, através da inserção e da organização dos empreendimentos existentes na informalidade, buscando ampliar a renda desses trabalhadores. Hoje, 66 municípios já são atendidos pelo Mais Renda, com um total de mais de 2.500 beneficiários, num investimento de mais de R$ 10 milhões de reais.
O Mais Renda capacita nas áreas de beleza, costuraria, confeitaria e alimentação. Desde o mês de novembro, como forma de dar uma ajuda no inicio dos negócios, o Governo do Estado está dando uma ajuda de R$ 500 reais para cada beneficiário fazer as primeiras compras e assim tocar seus empreendimentos.
“Estamos vivendo tempos desafiadores, e programas como o Mais Renda, implantado no nosso Governo, visam justamente dar ferramentas para as pessoas em vulnerabilidade social buscarem dias melhores”, disse o governador Flávio Dino.
Quando assumiu a direção da Sedes em 2019, Márcio Honaiser acelerou o ritmo do programa. Ao assumir, apenas 14 municípios faziam parte do programa. Hoje já são 66, ou seja, de 2019 até os dias de hoje, 52 municípios foram incluídos no programa, sendo que destes, 20 já tiveram capacitação concluída e equipamentos entregues. No momento, em 32 municípios, os beneficiários estão sendo capacitados e logo vão receber os seus equipamentos.
“É sempre uma grande alegria entregar os equipamentos do Mais Renda, e mais ainda saber que os beneficiários que estão recebendo estes equipamentos estão prontos para começar uma nova vida, para conquistar dias melhores”, disse Márcio Honaiser.
E estes dias melhores estão chegando para a nossa população. Seu José Areolinio Pereira sempre teve a esperança de que este dia chegaria. Ele trabalha há dez anos em São Raimundo das Mangabeiras, vendendo milho verde.
“Tem dez anos que trabalho com milho verde, e durante todo este período eu não pude comprar este equipamento que hoje estou recebendo. Agradeço o nosso secretário e ao nosso governador pela oportunidade que eles estão dando, não só a mim, mas a todos que estão recebendo os seus equipamentos”, disse José Aerolino Pereira.