Policiais militares do Batalhão de Aviação Operacional (BAVOP) da PMDF efetuaram o resgate, neste domingo (19/06), em apoio ao Corpo de Bombeiros do Estado do Goiás (CBMGO), de um piloto de parapente que caiu em região isolada de penhasco e de difícil acesso no Vale do Paranã, próxima à Formosa-GO.
No local havia uma equipe do CBMGO, que auxiliou a equipe BAVOP em solo para extração da vítima e condução ao Hospital (Embarcado na aeronave).
Operação foi extremamente arriscada em razão da localização e dos ventos fortes. A perícia do piloto e de toda a equipe da aeronave Fênix 03 foi fundamental, pois a tentativa de resgate por terra não obteve sucesso.
Devido ao local ser de difícil acesso foi necessário a utilização da técnica Mcguire – técnica de resgate usando cordas na qual a vítima e o socorrista seguem suspensos pela corda.
A vítima, que é policial militar do Distrito Federal, foi levada ao Hospital de Base consciente e com quadro estável.
Nesta segunda-feira (20), ele será transferido para o Hospital Santa Lúcia Norte, onde deverá refazer alguns exames a fim de verificar necessidade de intervenção cirúrgica.
(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1&appId=509544779073047”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));
Fonte: PMDF