Fotos: Paulo Jamir CCS/PMDF
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) realizou a aula inaugural referente ao 11° Curso Tático em Ações Motociclísticas (CTAM) Nível Misto/2023, no auditório do complexo da sede da Polícia Rodoviária Federal (PRF), localizado no Setor Policial. O evento ocorreu na tarde de quinta-feira (14) e contou com a participação de autoridades militares.
O curso, que é totalmente presencial, conta com 19 policiais militares no total, sendo 14 do DF, 2 do Piauí, 1 do Mato Grosso do Sul e 2 da República Dominicana. São 744 horas de carga horária, com duração prevista até o final de novembro. De acordo com o Capitão Anderson Corrêa, pertencente ao batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (ROTAM) e coordenador do curso, o objetivo principal é a formação de operadores táticos que, efetivamente, trabalhem no motociclismo policial.
“Temos várias demandas na Corporação que envolvem esse tipo de trabalho, como escolta de valores, de presos, fora o patrulhamento em todo o DF”, disse. Além disso, o curso obtém uma extensa carga de pilotagem policial, dando suporte também a outras unidades.
“Existem instruções de tiro policial, uso da força (utilizando equipamentos), dentre outras”, finalizou o Capitão.
Seguindo, o Tenente-Coronel Cláudio Ferreira Peres, Comandante da ROTAM, fez o uso da palavra, onde agradeceu o apoio da Instituição em mais um relevante curso. “Fazemos esse trabalho para contribuir com o policiamento de nossa capital. A polícia está cada vez mais ágil e versátil, sempre preparada”.
Por fim, o Coronel Alcenor, chefe do Departamento de Operações (DOP) da PMDF, desejou sorte aos alunos nesta nova etapa, dizendo que é sempre bom ter uma tropa especializada e capacitada para servir e proteger a população. “Todo sucesso para vocês, os senhores terão uma ótima coordenação no curso, com excelentes instrutores”, encerrou o Coronel.
Logo após foi realizada a aula inaugural, contando com conteúdos como motopatrulhamento tático, sua origem, gestão e relevância para garantir a segurança da sociedade.
Fonte: PMDF