A Polícia Militar emprega cerca de 800 militares no reforço do policiamento de Ceilândia, Sol Nascente e Pôr do Sol da sexta-feira (25) ao domingo (27). O efetivo faz parte da Operação Quinto Mandamento que, ao lado das outras forças de segurança, atua com aproximadamente 900 policiais, bombeiros, agentes de trânsito e fiscais do DF Legal.
Na primeira noite de atuação foram abordados mais de 2 mil pessoas, 86 carros e 85 motos. Uma arma de fogo foi apreendida, 35 condutores foram flagrados dirigindo sob efeito de alcool e cinco inabilitados foram abordados.
O chefe do Estado-Maior, coronel Reginaldo Leitão, ressaltou a importância de os órgãos de Estado atuarem em conjunto. “Integrados, a gente consegue transmitir a sensação de segurança à população”, frisou.
Além da tropa do 8º e 10º Batalhões, responsáveis pelo policiamento de Ceilândia, Sol Nascente e Pôr do Sol, a Polícia Militar empregou as tropas especializadas e estreou, na região, os 746 policiais que estão no 8º Curso de Formação Praças (CFP VIII).
O comandante da Operação, coronel Vânio Escobar, destacou que a ideia é coibir os crimes contra a vida, o tráfico de drogas e roubos e furtos. “Estamos reduzindo os índices criminais em Ceilândia nos últimos tempos”, comentou. “Aumentar a presença policial vai fortalecer essa redução”, concluiu.
O secretário-executivo da Secretaria de Segurança Pública, Milton Neves, agradeceu a participação das forças de segurança do Distrito Federal, em especial, a PM por empregar os policiais ainda em formação. “A integração é a chave do sucesso”, sentenciou, referindo-se aos bons resultados na área de segurança.
Neste sábado (26) os 746 alunos se concentraram no Sesc da Ceilândia antes da liberação do policiamento. “O trabalho que vem sendo realizado pelo 4º CPR, com o apoio das especializadas e especialmente esse final de semana, com o apoio do CFP VIII, nós tivemos uma redução de 48% nos indices criminais” afirmou o tenente coronel Escobar.
Ao todo 2398 pessoas foram abordadas, nove ocorrências atendidas, 126 veículos abordados e oito pessoas foram presas em flagrante.
(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1&appId=509544779073047”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));
Fonte: PMDF