A Polícia Militar participou nesta manhã de sexta-feira (02), no Departamento de Estradas de Rodagem (DER), do lançamento do planejamento do Carnaval 2024, que ocorrerá do dia 03 a 13 de fevereiro de 2024, em diversas localidades do Distrito Federal.
Até o presente momento estão cadastrados 153 interessados a realizar seus eventos. A festa promete levar, durante o feriado, no pré-carnaval e pós-carnaval, mais de 1,5 milhão de pessoas para as ruas.
A PMDF atuará em todos os eventos cadastrados, empregando um reforço de policiamento para garantir a segurança de todos os foliões, bem como da comunidade que optar por outras atividades no Distrito Federal.
O policiamento contará com as unidades especializadas da corporação, como BPChoque, Rotam, Regimento de Polícia Montada, Batalhão de Trânsito, Batalhão de Policiamento com Cães, Batalhão de Aviação Operacional.
Estiveram presentes no lançamento o Secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, Cláudio Abrantes, o Secretário Executivo de Segurança Pública do DF, Alexandre Rabelo Patury, o Subcomandante-Geral da PMDF, Coronel QOPM Fabrício Boechat de Camargos, bem como demais autoridades civis e militares.
Fotos: Paulo Jamir SESP/DF
As dicas básicas de segurança são:
Carnaval
– Cuidado com os celulares. Infelizmente, ainda há furtos desses equipamentos, principalmente em aglomerados de pessoas e festas, portanto não use o celular no meio da multidão, guarde-o em local seguro;
– Evite expor objetos de valor e não leve para festa objetos de valor como joias e relógios.
– Carregue apenas o necessário: documento com foto, pouco dinheiro em espécie e um cartão com limite pré-determinado;
– Escolha roupas com bolsos laterais, preferencialmente com velcro. Uma opção para guardar cartões e dinheiro são as doleiras.
– Alimente-se bem. Antes de cair na folia;
– Hidrate-se;
– Não aceite bebidas de desconhecidos;
– Ande sempre em grupo. Pessoas sozinhas são alvos fáceis para furtos
Crianças
– Manter total atenção às crianças;
– Deixar com a criança identificação com nome, telefone, endereço dos pais ou responsável;
– Evitar locais com grandes aglomerações.
Veículos
– Dê preferência para o transporte público. Se for dirigir, não beba;
– Não deixar objetos de valor no interior do carro;
– Não estacionar em locais escuros e isolados;
– Não falar ao celular quando estiver dirigindo;
– Usar cintos de segurança em todos os ocupantes do veículo;
– Respeitar o limite de velocidade e todas as demais leis de trânsito.
Casa
– Não deixe luzes acesas durante toda a viagem. Elas podem chamar a atenção de dia, indicando ausência de pessoas.
– Se possível, instale temporizadores em algumas luzes da casa. Eles podem ser programados para acenderem e apagarem automaticamente em um intervalo de tempo determinado. Programe para que acendam no início da noite e apaguem antes da madrugada.
– Retire da tomada todos os aparelhos eletrônicos. Isso evita que sejam danificados no caso de sobrecarga elétrica, evitando até mesmo o risco de incêndios.
– Desligue a campainha. Pessoas sondando casas vazias podem acioná-las em diversos horários para verificar se alguém atende. No entanto, se não ouvirem o toque não poderão ter certeza se não tem ninguém em casa ou se a campainha está com defeito.
– Cuidado também com o que você divulga em redes sociais. Pessoas que não são de confiança podem ficar sabendo dos seus planos de viagem, datas de embarque e desembarque.
– Não conte a estranhos ou a pessoas em quem não confia plenamente que vai viajar. Mesmo vizinhos com quem você mantém boa relação podem, sem má intenção, comentar com outro vizinho e a notícia se espalhar, chegando ao conhecimento das pessoas erradas.
– Mesmo assim, vale contar caso tenha um vizinho de grande confiança, alertando para que não repasse a informação e pedir para ele ficar atento a qualquer coisa estranha. Não se esqueça de deixar seu telefone de contato, caso ele tenha que avisar algo.
– Se for se ausentar por muito tempo, deixe uma cópia das chaves com alguém de confiança para que recolha a correspondência. Cartas e contas acumuladas chamam a atenção para casas vazias.
Fonte: PMDF