A Polícia Militar do Distrito Federal, por meio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) realizou nesta quinta-feira (02), mais uma ação de proteção ambiental em comemoração à Semana do Meio Ambiente. Foi realizado uma Barreira Ambiental nas DFs 290 e 180.
Policiais do Grupo Tático Ambiental (GTA) e do Grupamento de Operações no Cerrado (GOC) realizaram a fiscalização onde foram abordados carros de passeio com barco, carros refrigerados e caminhonetes, além de caminhões com carga de carvão, transporte de GLP (gás) e madeira.
Atualmente o GOC tem por missão precípua realizar o policiamento preventivo e repressivo em toda área do Distrito Federal. O GOC, ainda, realiza as operações repressivas nas ações planejadas pela Seção Operacional do BPMA, visando os crimes ambientais de maior complexidade e risco; apoia as demais unidades da Corporação nas ocorrências cujo Teatro de Operações apresente características rurais ou em ambientes naturais e que exijam o emprego de tropa especializada no patrulhamento em área de mato, bem como apoia os órgãos de proteção ao meio ambiente (IBAMA, IBRAM, ICMBio, etc.), em todo o território nacional, quando devidamente autorizado pelo Comando da Unidade.
Já o GTA, atualmente, é a tropa do BPMA responsável pelo atendimento das demandas de crimes comuns e ambientais geradas pelo COPOM, orientadas pela agência de inteligência da Comando de Policiamento Especializado ou aquelas provenientes do patrulhamento tático, bem como apoio as demais unidades de área, na intensificação do patrulhamento tático nas regiões administrativas.
O objetivo da ação é de conscientizar os motoristas e incentivar as boas práticas de sustentabilidade, promovendo assim ações de proteção e preservação do nosso meio ambiente.
Com a colaboração da cabo Fernanda Echamende do BPMA.
(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1&appId=509544779073047”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));
Fonte: PMDF