O Simpósio de Tecnologia da Informação e Comunicação da PMDF está acontecendo nos dias 15 e 16 de março no Auditório do Corpo de Bombeiros no Setor Policial Sul.
A abertura do evento ocorreu na tarde de hoje (15). Compuseram a mesa de abertura o Comandante-geral em exercício, coronel Hércules, o Chefe do Estado-Maior, coronel Reginaldo, o Chefe do Departamento de Logística e Finanças da PMDF, coronel Angelis, O diretor de Telemática, coronel Adão e os palestrantes: o Subchefe de Operações, coronel Rigueira e o Auditor de Controle Externo do TCDF, Flávio José Fonseca Souza.
O Simpósio de Tecnologia da Informação e Comunicação da PMDF tem por finalidade trazer aos policiais militares, oficiais e praças, em especial aos que fazem parte da gestão corporativa, informações sobre processo de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação na Corporação.
Os oficiais que integram a gestão de áreas importantes da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na corporação apresentarão aspectos relevantes das suas respectivas áreas para os ouvintes, possibilitando uma visão sistemática da estrutura, dos processos e das ações em andamento para sustentação e modernização dos serviços oferecidos ao público interno.
O evento contará com a presença de convidado externo que trará o conhecimento e a visão de TIC sob diferentes perspectivas. No primeiro dia o convidado externo será o Auditor de Controle Externo do TCDF, Flávio José Fonseca Souza.
A PMDF é uma das poucas corporações que tem sua própria rede de informação e tecnologia, estando, suas unidades, totalmente interligadas, não dependendo de outros órgãos para colocar a disposição da sociedade o que há de melhor da sua tecnologia.
Neste primeiro dia, o primeiro a palestrar foi o ex-chefe da Diretoria de Telemática (Ditel), coronel Rigueira. O oficial que tem vasta experiência na área de tecnologia, falou de sua passagem a frente da Ditel.
Já o convidado externo, Auditor de Controle Externo do TCDF, Flávio José Fonseca Souza, que é Diretor da Divisão de Fiscalização de Tecnologia da Informação do TCDF, falou como a fiscalização externa vê e atua na tecnologia da informação dos entes da administração.
Ainda tiveram palestras sobre a História da Ditel, Gestores de PIC na PMDF, TIC/PMDF em Números; Estrutura de Governança de TIC e as normas relacionadas à TIC na PMDF; A Infraestrutura de Redes e de Comunicações da PMDF.
No segundo dia teremos palestras sobre: O sistema de Informações da PMDF; Atendimento ao Usuário; Segurança Cibernética; Planejamento e Orçamento de TIC na PMDF; O processo de Contratação de TIC, projetos e entregas previstas para 2022 e 2023. Por fim, um oficial do Centro de Inteligência (CI), e do Departamento de Controle Correição (DCC) da PMDF, como gestores de tecnologias, realizarão palestras explicando como funcionam as tecnologias nas suas unidades.
Fonte: PMDF