20.6 C
Distrito Federal

Solenidade de Incorporação e 1º uso do Uniforme Operacional do CFP VIII

Mais Lidas

Fotos: Equipe CCS

Ocorreu na noite desta quarta-feira, dia 23 de março, a solenidade de incorporação e 1º uso do Uniforme Operacional do Curso de Formação de Praças (CFP VIII). O evento ocorreu no Complexo de Ensino da PMDF, localizado em Taguatinga Norte.

Estiveram presentes na solenidade a ministra-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, deputada Flávia Arruda, o secretário Nacional de Segurança Pública, coronel Paim, o secretário especial de Comunicação Social do Ministério das Comunicações, coronel André Costa, o secretário especial adjunto da SECOM, coronel Anderson Vilela, o secretário de Segurança Pública do DF, delegado Júlio Danilo, a secretária da Mulher do Distrito Federal, Éricka Filipelli, o líder do governo da Câmara Legislativa do DF, deputado João Hermeto, o deputado Cláudio Abrantes, o deputado Jorge Viana, o conselheiro do TCDF, Márcio Michel de Oliveira, o superintendente da PRF no DF, Leonardo Alves de Oliveira, o subcomandante-geral da PMDF, coronel Hércules, o chefe do Estado-Maior da PMDF, coronel Reginaldo de Souza Leitão, o chefe do Departamento de Educação e Cultura da PMDF, coronel Rodrigo Moreira de Souza, o chefe do DOP, coronel Naime, o chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da PMDF, coronel Gilbâni Souza Costa Pinto, o chefe interino do Centro de Inteligência, tenente-coronel Marcus Vinícius da Silva Antunes, a diretora da Diretoria de Pessoal Militar, coronel Ana Paula Barros Habka, o diretor da Diretoria de Especialização e Aperfeiçoamento, coronel Camargos, dentre outras autoridades civis e militares.

O evento teve início com a entrada dos alunos na área da solenidade, momento que levou muita emoção aos presentes, em especial, aos seus familiares.

A coronel Karla Cristian Rodrigues de Menezes, comandante da APMB (Academia de Polícia Militar de Brasília), deu boas-vindas aos alunos e discursou sobre a importância desta data para a corporação. “Hoje, pela primeira vez, alunos do 8º Curso de Formação de Praças da PMDF envergam os seus uniformes, tal qual o legionário romano envergava a sua armadura de metal para o combate, assim o dia 23 de março de 2022 passa a ser uma data histórica para a instituição e principalmente para cada um desses alunos. Hoje os senhores tem aumentada a responsabilidade perante toda a sociedade”.

E destacou sobre a primeira missão que será realizada pelos alunos. “Amanhã, dia 24 de março, os senhores iniciarão o estágio operacional, quando estarão executando, sob supervisão escolar, o policiamento ostensivo nas cidades do Distrito Federal, iniciando o cumprimento do juramento de servir e proteger a comunidade, mesmo com o risco da própria vida”.

Após a fala da coronel a Karla, a ministra Flávia Arruda realizou a entrega simbólica do uniforme operacional ao primeiro colocado no período básico do CFP VIII, o soldado Wallace de Souza Ramos. Durante a entrega simbólica, ele foi cumprimentado pelo comandante-geral da PMDF, coronel Vasconcelos. Logo em seguida, o pastor Gisleno, capelão da PMDF, fez uma oração e abençoou a tropa formada. Ele pediu para os alunos olharem o seu uniforme e virem que do lado esquerdo, o lado do coração, está o símbolo da PMDF, a heráldica. Ele ainda lembrou que toda autoridade é constituída por Deus e que nós levamos o nome daqueles que vieram antes de nós, pedindo aos alunos do curso que honrem essa farda. Em seguida, ele pediu que todos impusessem as mãos o fizessem uma oração pelo curso.

Logo depois, o deputado distrital e líder do governo na Câmara Legislativa, João Hermeto, fez uso da palavra. Ele falou sobre a saga dos alunos, desde a inscrição para o concurso, passando pela realização das provas, a incerteza de serem chamados e, finalmente, a convicção de estarem usando a farda da gloriosa PMDF pela primeira vez. Hermeto agradeceu a intervenção da ministra Flávia Arruda, do secretário Júlio Danilo e do deputado Cláudio Abrantes que não mediram esforços para esse concurso acontecer. Ele ainda fez questão de lembrar de uma pessoa especial que não pode comparecer a solenidade: o governador Ibaneis Rocha.

Em seguida, o secretário de Segurança Pública, delegado Júlio Danilo, destacou três pontos: em primeiro lugar, os recordes históricos de diminuição dos índices criminais. Ele destacou em especial o número de homicídios, o menor nos últimos 45 anos. Em segundo lugar, o secretário destacou a busca de conhecimento, o aperfeiçoamento e o trabalho realizado de maneira técnica pelas forças de segurança do DF. “Diariamente trabalhamos e estudamos as manchas criminais, é necessário conhecer cada região para direcionar o policiamento. Nossa atividade é direcionada de acordo com cada localidade”, disse o delegado Júlio Danilo. O terceiro ponto destacado foi o fato de sermos servidores, a necessidade de sermos referência e o primeiro garantidor dos direitos dos cidadãos.
O coronel Carlos Renato Machado Paim, secretário Nacional de Segurança Pública, durante o uso da palavra, pediu para falar como coronel da PMDF. “A caminhada dos senhores e senhoras começou, vocês serão submetidos a conhecimentos técnicos, táticos, preparo emocional e psicológico, mas sobretudo, conhecerão os nossos valores e tradições. Vocês a partir de hoje carregam a responsabilidade de serem policiais militares, vivenciarão todo o passado, o legado das diversas idas e vindas dos nossos antepassados que fizeram a história da nossa corporação”.

Flávia Arruda, ministra-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, reconheceu a importância da nomeação do CFP VIII. “Participar hoje dessa cerimônia em que vocês utilizam pela primeira vez o uniforme operacional de praças me deixa especialmente lisonjeada e emocionada. Essa conquista é de cada um de vocês”. A ministra aproveitou a oportunidade para enaltecer o trabalho realizado pela corporação. “A Polícia Militar do Distrito Federal nos honra e nos orgulha todos os dias, pois é a melhor polícia militar do país”, declarou.

Durante o uso da palavra, o comandante-geral da PMDF, coronel Márcio Cavalcante de Vasconcelos, enfatizou sobre a importância de se ostentar a farda operacional, que representa a imagem da corporação. “Vejo aqui na minha frente 746 policiais militares, que estão aqui envergando pela primeira vez, em ato solene, o nosso uniforme operacional da Polícia Militar do Distrito Federal”. E completou, “vocês passam a representar o que nós temos de mais sagrado: o símbolo da nossa instituição”. O coronel disse que amanhã, dia 24 de março, os policiais militares do CFP VIII iniciarão o estágio supervisionado e serão enviados para diversas regiões do DF. A liberação ocorrerá em frente ao Palácio do Buriti.

Num dos momentos mais emocionantes da noite, o aluno Machado Nunes que sofre da síndrome de Guillain Barret, teve o compromisso de que a PMDF cuidará de sua saúde para que ele esteja presente na formatura.

Encerrando a solenidade, a tropa formada realizou o desfile para as autoridades e seus familiares.

 

(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1&appId=509544779073047”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

Fonte: PMDF

Nos siga no Google Notícias

Comentários

Veja também

Últimas Notícias